Você sabe o que é Whey Protein??

Olá Borboletinhas,

Hoje eu trouxe um texto super explicativo sobre o que é
Whey protein você? Tem dúvida? Então leia o texto abaixo e
tire todas as dúvidas....
Bom esse texto não é meu e no fim do post tem os créditos.
Boa leitura.
Beijoos



Whey Protein

Whey protein é um suplemento alimentar proveniente do leite. Que pode ser extraído do soro do processamento de queijos ou os mais recentes que são extraídos diretamente do leite. Curiosidade: São necessários de 200 a 2000 litros de leite para produzir 1 kg de whey protein. 

Segundo a ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Alimentar, suplementos alimentares são ALIMENTOS especialmente formulados e elaborados para praticantes de atividade física (...)

IMPORTANTE! Suplementos alimentares são produtos que contêm as mesmas substâncias nutricionais dos alimentos, mas em doses concentradas.

Muitas pessoas confundem suplementos alimentares com anabolizantes. Uma coisa é beeem diferente da outra. Os anabolizantes são substâncias sintéticas, que tem como base, geralmente, os hormônios testosterona e de crescimento (GH). Esses NÃO são suplementos e sim Medicamentos usados em casos de deficiência na produção desses hormônios....

Essa proteína é de alto valor biológico (contêm todos os aminoácidos essenciais para construção muscular), possui altas concentrações de BCAA e de glutamina. É usada numa tentativa de impulsionar os níveis de força, acentuar ganhos no tamanho do músculo e prevenir danos no tecido muscular que ocorre após a prática de exercícios intensos.






Quando treinamos causamos micro-lesões no tecido muscular reduzindo a quantidade desse tecido no corpo, como defesa, o corpo dá um estímulo derecuperação desse tecido, se o treino foi intenso o estímulo de recuperação é maior ainda levando o corpo a super-compensação. MAS, para que isso aconteça deverá ter disponível para o corpo proteína, carboidrato, ômegas 3 e 6, além das vitaminas e dos minerais. Senão, após cada treino perdemos massa muscular e não recuperamos o que leva a uma redução de massa muscular!!!!

A Whey Protein alémde ser matéria-prima para construção muscular  ajuda na manutenção da função imune já que contêm muitas imunoglobulinas e lactoferrinas, ajuda também na saciedade por conter glicomacropepitédeos que estimulam a liberação de CCK umas das substâncias de sinalização cerebral para a saciedade, além de ser rica em cisteína um aminoácido necessário para produção de glutationa no fígado auxiliando assim no processo de desintoxicação do fígado.

É dividida em três tipos: Concentrada, Hidrolisada e Isolada. 


 Concentrada: é aquele que mantêm carboidratos e gorduras do leite em pequena quantidade, e em maior proporção a proteína que nesse caso está íntegra.  Algumas pessoas podem ter dificuldade em digerir esta classe de  whey por conter a proteína íntegra e pelo alto conteúdo de lactose em sua composição.

Isolada: é aquele sem carboidratos e sem lipídeos, mantendo somente a proteica pura do soro do leite.  É obtida através de troca iônica seguida por concentração e secagem por “spray” jato de ar e microfiltração seguida por ultrafiltração e subsequentes secagem por “spray”.  Os produzidos  por troca iônica contém um valor maior de sódio e  perde cerca de 20% de proteínas. Já os produzidos por ultra-filtração mantém as frações menores que são importantes para o sistema imunológico  e digestórios, além de ser um otimizador de performance e retardar o envelhecimento – glicomacropeptídicos, lactoferrina e fragmentos de peptídicos.

Hidrolisada: a proteína passou por um processo de "quebra" disponibilizando uma proteína já digerida (os aminoácidos livres), acelerando a velocidade de absorção.  No mercado há whey protein parcialmente hidrolisado e 100% hidrolisado.  A hidrólise do whey pode ser feita pelo processo de filtração como o micro filtrado/ultrafiltrado por fluxo cruzado, o filtrado por troca iônica ou ainda por nano filtragem por osmose reversa. O  whey isolado 100% hidrolisados é livre de lactose e gordura, possui cerca de 99% de proteína NÃO desnaturada.






Composição de algumas marcas de Whey: 

  • 100% concentrada: 100% whey protein – Body action; Whey protein optimizer – Cyberform; Pro whey protein – Millennium,  Whey Dyn – Dynamic Lab, Designer Whey – DNA,entre outras. 
  • Mix concentrada e isolada: 100% whey protein – Optimum nutrition; 100% Whey – Twinlab, Bio Whey – Performance nutrition etc 
  • 100% isolada:
Por troca iônica: Isopure – Nature's Best, Iso whey protein – Performance nutrition; Bio Protein – Vitafor, Whey 100% Isolate – Pro Premium Line etc;
Por ultra-filtração: Iso sensation - Ultimate nutrition;
  • 100% hidrolisada e Isolada: Pepto Fuel – Performance nutrition, Proto Whey – Bio nutrition, VP2 – AST Sports,  Whey Pro 2 Isolate – Pro Premium Line, Hidro whey – Optimum nutrition,  Isoflex Whey Protein – All Max Nutrition;
Apresentação: 

Pó: é o mais conhecido, todas as marcas disponibilizam essa forma de whey. Frascos com 900g, 1400g, 2000g e 3500g, ou fracionada em saches de 50 a 60 gramas. Whey líquido: suplemento rico em Whey já pronto para consumo na forma líquida! Marcas: lean body – Labadra; zero carb isopure drink – Nature's Best; Read to drunk – Myoplex - EAS; Precision protein – EAS, Iso Drink – Pró Premium Line.
Whey em Gel: Suplemento de whey protein também já pronto para consumo com a facilidade de transporte por estar em saches. Marca: Whey gel – nutrilatina AGE.
Barras Protéicas: Barras ricas em Whey protein que são práticas. Protein bar – Nutrilatina; whey bar – Probiótica; Mioplex deluxe - EAS; Rockin Roll – Labrada.  
Importante:
  • Prefira whey protein que já contém glutamina;
  • Opte por produtos de preraro instantãneo;
  • Escolha os que contêm menor quantidades de açúcares e gordura por dose.
  • ACNE x WHEY PROTEIN: O WHEY PROTEIN NÃO CAUSA ACNE!!!!!!!!!!!
    • O que pode causar algum transtorno na pele é a pessoa ter alguma intolerância a algum produto adicionado ao whey, que pode ser: a lactose, a cadeia proteíca (caso tenha dificuldade na digestão de proteínas), os corantes, o excesso de vitamina B12, ou qualquer outra "tranqueira" adicionada que a pessoa possua intolerância individual.
      • O EXCESSO da vitamina B12, por ter ação hormonal, pode levar ao aparecimento de acne.

Fonte: Nutricionista Vanessa Lobato - Nutrição Esportiva

0 comentários: